ROGÉRIO CARDOSO PROPÕE INSTALAÇÃO DE TORNEIRAS ECONÔMICAS EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Preocupado com a necessidade cada vez maior de promover o uso racional, e ambientalmente correto, dos recursos hídricos, em Vila Velha, o vereador Rogério Cardoso (DEM) apresentou, na sessão desta segunda-feira (15/05), em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 1.505/17, de sua autoria, que dispõe sobre a implantação de torneiras econômicas em todas as escolas da Rede Municipal de Educação. A matéria, que recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, com o aval de todos os parlamentares, agora segue tramitando regimentalmente nas demais comissões permanentes da Casa, para análise e recebimento dos devidos pareceres técnicos, devendo entrar em pauta novamente, para uma segunda discussão, até a primeira quinzena do próximo mês de junho.

De acordo com Rogério Cardoso, a nova norma poderá gerar uma importante economia de água nas unidades de ensino. “A instalação de torneiras econômicas nos prédios escolares resultará em grande economia de água, pois essas torneiras possuem mecanismo de fechamento automático, que impede o desperdício de água em atos corriqueiros, do  dia a dia,  como lavar as mãos ou utensílios de cozinha”, garantiu.

O vereador explicou, ainda, que a substituição das torneiras antigas, pelas novas, seria feita em todos os ambientes das escolas, tanto naqueles de uso comum de alunos e visitantes, como nos demais, de uso exclusivo de funcionários. “A redução dos gastos com tratamento, captação e distribuição de água para os prédios públicos a serem beneficiados com essas inovações compensará os custos da aquisição e de instalação das torneiras. Em tempos de seca e de assoreamento dos rios e mananciais que abastecem nossa cidade, esta atitude justifica o investimento que deverá ser feito, com excelentes resultados a serem obtidos em médio e longo prazos. Além disso, a adoção dessa medida irá trazer muitos outros benefícios para a população e nosso meio ambiente”, defendeu.

E Rogério Cardoso completou: “Esta mudança, que certamente proporcionará redução de despesas à Administração, também estimulará nos alunos, desde cedo, a prática da conscientização e da preservação dos nossos recursos naturais, que são finitos. Por isso, nosso projeto de lei também determina que novas construções e novos prédios escolares pertencentes à Rede Municipal de Educação sejam entregues à comunidade já com torneiras econômicas instaladas. Este será mais um avanço em nossa luta pelo meio ambiente”.

Publicado em: 15/05/2017