PROJETO CRIA PROGRAMA DE SAÚDE PREVENTIVA EM ESCOLAS MUNICIPAIS

Na sessão desta segunda-feira (15/05), a Câmara de Vila Velha acatou o parecer favorável de sua Comissão de Justiça e manteve em tramitação regimental o Projeto de Lei nº 1.678/2017, de autoria do vereador Heliosandro Mattos (PR), que institui o “Programa de Saúde Preventiva na Educação Municipal”. A proposição consiste na realização de atividades, cursos, palestras, pesquisas e definição de rotinas padronizadas na área de saúde, envolvendo procedimentos em situações de risco de contágio por doenças, nas escolas. Com o acolhimento do plenário, o projeto agora segue tramitando regimentalmente nas demais comissões permanentes do Legislativo – para análise e recebimento dos devidos pareceres técnicos –, devendo entrar em pauta novamente, para uma segunda discussão, até a primeira quinzena do próximo mês de junho.

De acordo com o professor Heliosandro, o objetivo do programa é conscientizar alunos, pais de alunos e professores, acerca da importância da prevenção de doenças transmissíveis. “Nossa ideia é que o Poder Público Municipal realize, periodicamente, programas preventivos de saúde nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental de Vila Velha. Esses programas deverão envolver ações de orientação aos pais dos alunos e aos profissionais que atuam em todas as unidades de ensino da Rede Municipal. Essa prática irá proteger toda a comunidade escolar do contágio de doenças facilmente transmissíveis”, explicou.

O parlamentar, que também é membro da Comissão de Educação da Câmara, também fez questão de salientar o benefício que sua proposição poderá proporcional à vida dos estudantes: “Os alunos beneficiados por este programa poderão absorver as práticas de prevenção na área de saúde, levando tal aprendizado para toda a sua vida, inclusive repassando este conhecimento para seus filhos. Isso demonstra, de forma clara, que o presente projeto cumpre a finalidade primordial do interesse público”, enfatizou o professor Heliosandro.

Publicado em: 15/05/2017