REGINALDO ALMEIDA PROPÕE INSTALAÇÃO DE ECOPOSTOS PARA ACABAR COM LIXÕES NA CIDADE

Depois de defender em plenário, por várias vezes, a luta pela destinação correta do lixo produzido em Vila Velha, para acabar com os lixões e os pontos viciados de descarte de entulhos na cidade, o vereador Reginaldo Almeida (PSC) deixou de lado o discurso e partiu para a prática. E na sessão desta quarta-feira (19/04), a Câmara Municipal acolheu e manteve em tramitação, nas comissões permanentes da Casa, o Projeto de Lei nº 512/17, de sua autoria (Reginaldo Almeida), autorizando o Poder Executivo a destinar áreas públicas para a implantação de Ecopostos, que são locais apropriados para o depósito correto de resíduos oriundos de podas de árvores e de obras da construção civil.

De acordo com Reginaldo Almeida, a instalação de Ecopostos em todas as regiões de Vila Velha seria uma solução viável, prática e barata, para enfrentar os problemas causados pelo descarte irregular de lixo e entulhos na cidade. “O que vemos hoje são pessoas descartando lixo de qualquer forma e em qualquer lugar, como terrenos baldios, margens de rios, esquinas e vias públicas. Esse comportamento, seja por falta de educação das pessoas ou por falta de local apropriado para que elas lancem seus resíduos, vem contribuindo para o surgimento de inúmeros pontos viciados de lixo no município. E não podemos deixar que essa situação continue, pois além de deixar a cidade suja e feia, também causa problemas de saúde pública e danos irreparáveis ao meio ambiente”, ressaltou o parlamentar.

E ele completou: “Esse trabalho é uma via de mão dupla. A PMVV precisa investir nos Ecopostos, tanto para a instalação dos equipamentos necessários ao recolhimento dos materiais descartados, quanto para a conscientização da população sobre as medidas e cuidados que todos devem ter, para manter nossa cidade limpa. No entanto, para que tudo isso funcione e renda os resultados esperados, Vila Velha precisa contar também com a colaboração dos próprios cidadãos”, lembrou.

Almeida encerrou informando, ainda, que os Ecopostos deverão aceitar entregas voluntárias de entulhos e de pequenos objetos, com volumes de até 3m³, e também de galhos de árvores, aparelhos eletroeletrônicos e móveis velhos e inservíveis (tais como sofás, armários, cadeiras, camas e colchões), além de equipamentos de informática e de som, entre outros. “Nossa proposta é que a PMVV disponibilize, nesses locais, coletores diferenciados para cada tipo de resíduo, sendo uns para descarte final, e outros para reciclagem”.

Conheça esse projeto na íntegra acessando o link abaixo: