PROJETO PREVÊ INCLUSÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR

Na sessão desta quarta-feira (19/04), a Câmara de Vila Velha manteve em tramitação, nas comissões permanentes da Casa, o Projeto de Lei nº 1.152/17, de autoria do vereador Rogério Cardoso (DEM), que obriga o Poder Executivo a adquirir produtos orgânicos para melhorar a qualidade do cardápio da merenda escolar que é servida aos alunos, nas escolas da rede municipal de ensino.

Segundo o projeto, as escolas municipais deverão incluir um percentual gradativo de produtos orgânicos, na lista de alimentos que compõem o cardápio da merenda escolar. “No primeiro ano, o percentual será de 10%. No segundo ano, de 20%. E assim sucessivamente, aumentando 10% a cada ano, até chegar a 50% no quinto ano e nos anos seguintes”, esclareceu o parlamentar.

De acordo com Rogério Cardoso, oferecer alimentação de boa qualidade aos alunos da rede municipal é investir na melhoria do seu desempenho escolar e, principalmente, em sua saúde. “A merenda escolar tem reflexos diretos no bem-estar e na saúde das crianças. Aluno bem nutrido tem maior aproveitamento didático. Por isso, garantir um cardápio que inclua alimentos de origem orgânica, sabidamente mais saudáveis, é garantir aos alunos uma dieta mais equilibrada e uma melhor qualidade de vida, com impacto direto na melhoria de sua saúde física e mental”, defendeu.

O vereador explicou, ainda, que os produtos orgânicos a serem adquiridos pelas escolas, para reforçar a merenda escolar, deverão ser fornecidos, prioritariamente, pelos produtores agrícolas do próprio município. “Caso nossos produtores não consigam atender toda a demanda, os alimentos então poderão ser comprados em municípios vizinhos, onde houver menor preço. Mas é certo que a inclusão desse novo cardápio na merenda escolar, além de todos os benefícios que as crianças passarão a ter, também poderá estimular economicamente os pequenos produtores de Vila Velha, cidade que tem a maior parte de seu território situada em zona rural”, ressaltou Rogério Cardoso.

Acesse o link a seguir e confira este projeto em detalhes: