PATRÍCIA CRIZANTO DEFENDE CRIAÇÃO DE COORDENAÇÃO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

A Câmara de Vila Velha apreciou, nesta quarta-feira (19/04), o Projeto de Lei nº 1.416/17, de autoria da vereadora Patrícia Crizanto (PMB), que institui e insere na estrutura organizacional básica da Secretaria Municipal de Governo, a “Coordenação Municipal da Juventude”. A matéria, assim como as demais proposições apreciadas em plenário, durante a sessão, segue tramitando regimentalmente nas comissões permanentes da Casa.

De acordo com a vereadora, a Coordenação Municipal da Juventude terá por finalidade articular e executar, juntamente com outros órgãos do Poder Executivo, o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à juventude de Vila Velha. “Estamos buscando a democratização cultural e diretrizes alternativas, que sejam viáveis, para incentivarmos o protagonismo juvenil em nossa cidade. Neste contexto, a criação desta Coordenação é indispensável e urgente, devido à vulnerabilidade dos jovens ao envolvimento com drogas e com a violência urbana”, justificou ela.

Segundo Patrícia Crizanto – que é presidente da Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos e Defesa da Cidadania, da Câmara de Vila Velha – as mazelas da sociedade moderna agravam a situação dos jovens, que lutam pelo primeiro emprego, pela oportunidade de ingressar no Ensino Superior e para terem mais acesso à saúde, à cultura e à participação nas discussões e decisões do Poder Público.

“Estimular a participação social de jovens em grupos, ações coletivas, movimentos populares, organizações estudantis e agremiações esportivas e culturais, é uma medida fundamental para garantir seu crescimento e desenvolvimento enquanto cidadãos. Mas para isso, o município precisa contar com políticas públicas específicas para atender a este grupo da população. E a criação de uma Coordenação na PMVV, que cumpra esta missão, representará um avanço significativo para a juventude vilavelhense”, frisou ela.

Patrícia Crizanto finalizou citando experiências bem sucedidas, realizadas no Brasil e no exterior, que demonstram como o estímulo ao protagonismo juvenil e à força criativa dos jovens pode contribuir para a sua formação. “E um jovem bem preparado para aproveitar as oportunidades da vida, certamente se tornará um adulto bem preparado para enfrentar os desafios dos novos tempos”, ressaltou a parlamentar.

Conheça este projeto em detalhes acessando o link abaixo: