BANCADA FEMININA DA CÂMARA DEFENDE POLÍTICAS PÚBLICAS EM PROL DAS MULHERES

A vereadora Patrícia Crizanto (PMB), presidente da Comissão de Assistência Social e membro da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara de Vila Velha, fez um rápido discurso na sessão desta quarta-feira (19/04), para falar sobre a Audiência Pública realizada pela PMVV, para discutir a reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Segundo ela, A reunião, realizada na última terça-feira (18), no auditório do Titanic, no Centro, também contou com a presença das vereadoras Dona Arlete (PSL) e Tia Nilma (PRP).

Para Patrícia Crizanto, o compromisso da bancada feminina da Câmara é defender as políticas públicas municipais destinadas à população feminina, que hoje representa a maior parte dos habitantes da cidade. “É importante o reconhecimento da participação das mulheres na vida política, social e econômica de Vila Velha. Precisamos lutar pelos nossos direitos e temos que garantir nossa representatividade em todos os setores”, defendeu a vereadora.

De acordo com ela, durante o encontro, a secretária municipal de Assistência Social (Semas), Ana Cláudia Simões Lima, elencou os critérios estabelecidos pela Lei Municipal 3.996/2002, para organizar o processo de reativação do Conselho, e apresentou o “Mapa da Violência” em Vila Velha, divulgado em 2015, mostrando o aumento dos índices de violência contra a mulher no município.

“Vila Velha ocupa o 70º lugar no ranking nacional de violência doméstica contra a mulher, entre todas as 5.661 cidades brasileiras. E figura entre os municípios capixabas com maior número de assassinatos de mulheres. Isso é preocupante. Os números apontados em pesquisas mostram que em Vila Velha acontecem 11,6 casos de violência contra mulher para cada grupo de 100 mil habitantes. Chegamos a um ponto de alerta, em que a sociedade precisa entender que a situação é séria e que intervenções devem ser feitas pelo Poder Público”, finalizou Patrícia Crizanto.

Em seguida, o presidente da Câmara, vereador Ivan Carlini (DEM), usou a palavra para apoiar o trabalho da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres e lembrou à vereadora Patrícia da importância de sua presença na solenidade de inauguração do Ginásio de Esportes "Oswaldo Ruy", em São Torquato, que aconteceria pouco depois do fim da sessão legislativa.

Assista o vídeo abaixo e confira o pronunciamento de Patrícia Crizanto: