CAMINHADA “PASSOS DE ANCHIETA” DEVERÁ FAZER PARTE DO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DE VILA VELHA

Na sessão desta segunda-feira (17/04), a Câmara de Vila Velha aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 1.063/17, de autoria do vereador Arnaldinho Borgo (PMDB), que acrescenta dispositivos à Lei nº 5.622/15, visando inserir o evento “Caminho os Passos de Anchieta” no Calendário Oficial do município. Segundo Arnaldinho, o objetivo da iniciativa é garantir maior apoio estrutural da Prefeitura de Vila Velha à realização deste evento, que já é uma tradição entre os fiéis de Vila Velha, do Espírito Santo e até de outros estados do país.

Ao defender a matéria no plenário, Arnaldinho cobrou mais incentivos do Poder Executivo ao evento. “Buscar a inclusão dos Passos de Anchieta em nosso Calendário Oficial de Eventos é alimentar a fé e a cultura do nosso povo. Estamos falando de um evento de extrema importância, que não está recebendo a atenção necessária. São várias reclamações em relação à falta de assistência e de suporte, por parte do município, e isso é inadmissível. Por esta razão, estou aqui lutando para que este evento se torne oficial e possa contar com maior apoio da PMVV”, frisou.

Arnaldinho Borgo disse, também, que o roteiro da caminhada “Os Passos de Anchieta” é o quarto desse tipo existente no mundo: “Os outros três são os famosos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; Trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e Trilha de Roma, na Itália. Aqui no Estado, o evento já está em sua 20ª edição, e a cada ano reúne um número maior de peregrinos vindos de várias regiões do país. Por isso, como boa parte desta caminhada acontece em Vila Velha, queremos garantir apoio oficial do município ao evento, naquilo que for necessário e possível”, assinalou ele.

Acesse o link a seguir e confira este projeto de Arnaldinho Borgo na íntegra:

HISTÓRICO DO EVENTO

“Os Passos de Anchieta” é um evento religioso, cultural e turístico representado por uma caminhada de 100 km, inicialmente realizado pelo padre jesuíta José de Anchieta, nos seus últimos 10 anos de vida, entre o período de 1587 e 1597. O roteiro envolve o trajeto que vai do Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo, até a antiga Aldeia de Reritiba, atual município de Anchieta.

A reconstituição do trajeto, dentro de considerável exatidão histórica, se baseou no conhecimento de que os jesuítas se notabilizaram como grandes andarilhos, que cobriam longas distâncias pelas praias, valendo-se principalmente das marés vazantes, quando a areia solada oferecia menor dificuldade para caminhar.

O roteiro de“Os Passos de Anchieta” é cumprido em jornadas diárias médias de quatro a cinco horas, pelos participantes. A experiência da caminhada combina a fé cristã com o conhecimento de sítios históricos e de paisagens naturais de uma região que simboliza o marco geográfico da costa brasileira, onde as culturas do Norte e do Sul do país se encontram.

A caminhada foi resgatada em 1998 e vem se consolidando como um rota a ser percorrida em qualquer época do ano. Mas os idealizadores do projeto conceberam um evento anual, para efeito de promoção da caminhada, que é realizada sempre a partir do feriado de Corpus Christi. A caminhada anual, promovida pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (ABAPA), demanda uma grande estrutura por parte do setor público, envolvendo o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e um eficaz suporte de atendimento médico e de auxilio aos participantes da caminhada, que já ultrapassam a três mil pessoas por ano.

Assista o vídeo abaixo e acompanhe a defesa de Arnaldinho Borgo ao projeto:

Publicado em: 17/04/2017