PROJETO ESPORTIVO QUE ATENDE 300 CRIANÇAS NO BAIRRO GUARANHUNS É APRESENTADO EM TRIBUNA LIVRE

Por iniciativa do vereador Ricardo Chiabai (PPS), presidente da Comissão Permanente de Educação, Esporte e Lazer da Câmara de Vila Velha, representantes do projeto “Vôlei Vida”, desenvolvido gratuitamente pela comunidade de Guaranhuns, estiveram participando da Tribuna Livre do Poder Legislativo, durante a sessão desta segunda-feira (17/04). Os coordenadores do projeto, Robson Luiz Rodrigues e Nazaré Freire Simões Rodrigues, apresentaram ao plenário um histórico sobre a luta que ambos vêm travando desde 2007, para contribuir com a educação das crianças do bairro, por meio da prática desportiva.

“Trata-se de um belo projeto, que proporciona novas oportunidades de proteção social, por meio do esporte, e que direciona crianças e adolescentes da comunidade para caminhos alternativos em relação ao meio social em que vivem. Desenvolvendo suas habilidades e talentos esportivos, esses jovens despertam para o espírito de equipe, aprendem sobre responsabilidade, compromisso e disciplina, e abrem novos horizontes para o seu futuro”, comentou o vereador Ricardo Chiabai, na abertura da Tribuna Livre.

Segundo Chiabai, o projeto “Vôlei Vida” não tem fins lucrativos e atualmente oferece atividades físicas e esportivas a mais de 300 pessoas por mês, entre crianças, adolescentes, adultos e até idosos. “Todos podem participar gratuitamente das aulas de vôlei, futebol de salão, capoeira e ginástica”, informou o vereador.

Já para o idealizador e coordenador do projeto, Robson Luiz Rodrigues, a proposta do trabalho é oferecer aos seus participantes, além do conhecimento das modalidades esportivas, a chance de resgatar valores perdidos, como respeito, amor ao próximo, solidariedade, integração, criatividade e socialização. “Tudo isso converge para a necessidade de que todos possam conhecer o real conceito de cidadania. É isso que procuramos desenvolver junto aos alunos", afirmou o dirigente.

Robson Rodrigues disse, ainda, que o projeto começou apenas com aulas de vôlei, mas acabou se expandindo para outras modalidades, como futebol de salão, capoeira e ginástica para a terceira idade.”Um dos principais méritos do projeto ‘Vôlei Vida’ é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, oferecendo atividades especificas que permitem a ele ocupar seu tempo livre de forma produtiva e saudável, dentro de um contexto de integração social e de participação comunitária”, explicou.

A apresentação feita em plenário, pelo coordenador do projeto “Vôlei Vida”, foi acompanhada com atenção pelos vereadores, que também puderam assistir vídeos sobre o funcionamento dos trabalhos e sobre a própria história do projeto. Além de Ricardo Chiabai, usaram a palavra para manifestar apoio à iniciativa, os parlamentares PM Chico Siqueira (PHS), Heliosandro Mattos (PR) e Anadelso Pereira (PSDC). Todos foram unânimes em destacar a importância social do projeto e se colocaram à disposição para contribuir com aquilo que for possível.

Ao final da Tribuna Livre, os coordenadores do projeto “Vôlei Vida”, Robson Luiz Rodrigues e Nazaré Freire Simões Rodrigues, receberam de Ricardo Chiabai – em conjunto com os demais vereadores do município –, Moções de Aplauso em reconhecimento à sua dedicação e compromisso com a comunidade, sobretudo com as crianças e adolescentes carentes, que estão mais expostos ao risco de vulnerabilidade social, e que mais precisam de atenção por parte da sociedade.

Assista o vídeo abaixo e acompanhe a Tribuna Livre sobre o projeto "Vôlei Vida":

Publicado em: 17/04/2017