VIVEIRO MUNICIPAL OFERECE MUDAS GRATUITAS À POPULAÇÃO

Na tarde desta segunda-feira (03/04), o vereador Zé do Renascer (PTC), autor do projeto de lei que institui o programa “Disque Árvore” – autorizando o Poder Executivo a doar mudas de árvores aos moradores da cidade – informou que a população já pode adquirir mudas de árvores selecionadas e cultivadas pelo Viveiro Municipal, que funciona no espaço do Parque Natural Morro da Manteigueira, uma área de conservação ambiental situada na Glória.

“O horário de funcionamento do Viveiro Municipal é de 8 horas às 11h30 e de 12h30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O viveiro produz mais de 5 mil mudas de plantas e árvores por mês. A produção é para atender à demanda do município por arborização de praças, parques, canteiros, jardins, escolas e outros equipamentos públicos. Mas os demais interessados em adquirir as mudas de plantas devem procurar a administração do Viveiro e preencher a Autorização de Doação de Mudas. O cidadão deve informar o nome completo, CPF e indicar a quantidade de mudas que deseja”, informou Zé do Renascer.

Segundo ele, cada pessoa pode obter até três mudas das espécies que forem disponibilizadas. “Quem desejar obter mais do que três mudas, deve enviar pedido por e-mail à Semsu, informando sempre um telefone de contato, para que seja informado sobre a liberação. No Viveiro Municipal é possível encontrar uma boa variedade de plantas, como ipê rosa, aroeira, pata de vaca, oiti, periquito roxo, grama amendoim, margaridão, clúsia, pau d’alho,  salsa, areca-bambu, abricó de praia, dracena, pau formiga,  jasmim, buquê de noiva e palmeiras, entre outras”, disse o vereador.

Zé do Renascer aproveitou a oportunidade para defender seu projeto, explicando que a PMVV deverá disponibilizar um número de telefone gratuito para que a população tenha toda a facilidade necessária na hora de acessar o serviço, para solicitar mudas de árvores. De acordo com o parlamentar, a arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos e, por isso, sua proposição – que tramita regimentalmente nas comissões permanentes da Câmara – foi elaborada com base em critérios definidos.

“O tipo de muda de árvore a ser fornecida e o local onde deverá ser feito o plantio observarão as regras próprias existentes na legislação municipal, mediante aprovação pelo órgão responsável. Nas áreas urbanas, as árvores influenciam diretamente na paisagem, no clima, nos níveis de poluição sonora e na qualidade do ar, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades”, enfatizou o parlamentar. O projeto de Zé do Renascer foi aprovado em primeira discussão, no mês passado e em breve deverá entrar em pauta novamente, para segunda discussão e votação em plenário.

Acesse o link abaixo e conheça este projeto do vereador Zé do Renascer:

Publicado em: 17/04/2017