HELIOSANDRO QUER GARANTIR ATENDIMENTO SOCIAL E PSICOLÓGICO A ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL

Na sessão desta segunda-feira (15/05), foi aprovado, em primeira discussão, na Câmara de Vila Velha, o Projeto de Lei nº 1.687/2017, de autoria do vereador Heliosandro Mattos (PR), que institui o “Programa de Atendimento ao Estudante nas Unidades Municipais de Ensino Fundamental”. De acordo com o professor Heliosandro, o objetivo de sua proposição é assegurar atendimento, por equipe multidisciplinar, aos estudantes que demonstrarem esta  necessidade. O projeto, que obteve parecer favorável da Comissão de Justiça da Câmara, também recebeu o aval do plenário e agora segue tramitando regimentalmente nas demais comissões do Poder Legislativo, devendo entrar em pauta para uma segunda discussão, até a primeira quinzena do próximo mês de junho.

Heliosandro explica que o programa deverá ser constituído por profissionais especializados: “Nossa proposição obriga a presença de psicólogos e de assistentes sociais para atendimento aos alunos que necessitarem, ou seja, para aqueles com maiores problemas de aprendizagem e, principalmente, com alto grau de indisciplina. Esse serviço deverá ser prestado por profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à própria PMVV. Eles irão auxiliar na formação educacional e na melhoria de comportamento dos estudantes, a fim de que se tornem socialmente integrados à comunidade escolar, em todas as suas atividades”.

E o vereador intensificou sua justificativa para a aprovação do projeto. “É notório que as crianças e adolescentes, diante das diversas dificuldades dos dias atuais, crescem trazendo consigo problemas psicológicos e/ou familiares, que acabam por influenciarem seu comportamento na sociedade. Muitas vezes, esses problemas levam essas crianças e adolescentes até mesmo à criminalidade. Desta forma, é essencial garantirmos assistência psicológica e social a estes jovens, por meio da atuação de profissionais que possam ajudá-los em seu desenvolvimento escolar, social e em suas relações interpessoais. Tudo isso certamente irá auxiliar na formação dos alunos das escolas da Rede Municipal de Educação”, finalizou.

Publicado em: 15/05/2017